top of page

Minicursos

Minicurso: Blogging: Blogs integrados e websocial para Comunicadores e Estudantes de Jornalismo.

Vagas: 40

O curso tem como objetivo apresentar referência teórica para demonstar a importância do uso de blogs como ferramenta para o comunicador/estudante de jornalismo em geral. Também dar suporte e acompanhar o desenvolvimento de blogs, integrados com as principais redes e mídias sociais, com perspectiva de criação de uma rede de blogs artísticos. O curso tem carga horária de quatro horas.

Ministrante: Teddy Falcão

Formado em Sistemas de Informação/Engenharia de Software, com pós-graduação em Engenharia e Arquitetura de Software. Tem experiência em assessoria web e tecnologia de informação na Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil e Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. Atualmente, é cineclubista e diretor do Cineclube Opiniões.

 

Minicurso: Edição de vídeo para televisão

Vagas: 30 (Vagas esgotadas)

O curso tem como objetivo apresentar ao aluno o universo de edição de vídeos utilizando softwares específicos de edição, inserindo textos, fotos, logotipos, GC's, backgrounds e recursos de cortes, transições e composições coerentes com os parâmetros conceituais da obra audiovisual, além de capacitar os participantes a realizar edição de vídeos em formato de matéria para TV. A oficina tem carga horária de 12 horas, e tem como ementa as ferramentas e programas aplicados a edição, criação e configuração de novas sequências, formatos, controles – movimentação, montagem, inserção de textos e elementos gráficos, finalização e renderização.

 

Ministrante: Glauco Capper

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Tem atuação e experiência nas áreas de marketing, redes sociais, editoração, edição de vídeo e design gráfico. Trabalha com recursos audiovisuais e na direção de vídeos e documentários, direção de fotografia e roteiro.

Minicurso: O telejornalismo pós-moderno: novos paradigmas de produção da notícias e os debates envoltos à PEC nº 206/2012

Vagas: 40

O curso tem como objetivo analisar a atual configuração do telejornalismo global, os novos paradigmas no que atinge a produção da notícia e os debates existentes acerca da polêmica sobre a necessidade ou não de diploma do curso superior para a profissão de jornalista no Brasil. A oficina tem carga horária de 20 horas, e tem como ementa a produção da notícia no decorrer das épocas, o telejornalismo e os tempos atuais, o discurso de jornalista do telejornalismo, o processo de produção da notícia, novos paradigmas de produção da notícia, o conceito de profissão, o conceito de jornalista, o conceito de notícia e de informação, a PEC 206/2012, sua origem, história, tramitação e atual situação.

Ministrante: Tayson Ribeiro Teles

Mestrando em Letras: linguagem e identidade pela Ufac. Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Ufac. Especialista em Gestão Administrativa na Educação pela Esab/ES. Graduado em Finanças pelo Centro Oswaldo Cruz/Ribeirão Preto – SP. Concluinte do curso de Direito da Ufac.

 

Minicurso: Jornalismo Móvel: Uma proposta para o século XXI

Vagas: 20 (Vagas esgotadas)

O curso tem como objetivo produzir conteúdo e refletir sobre a produção e transmissão de notícias utilizando as novas ferramentas tecnológicas móveis. A oficina tem carga horária de nove horas, e tem como ementa a natureza e características do ciberjornalismo, telejornalismo convencional X ciberjornalismo, novas práticas e formatos jornalísticos, produção de notícias, pauta, produção, redação e edição, linguagem, formatos e modelos utilizados na publicação e conteúdo móvel (whatsapp, twitter, facebook, periscope, livestream), compartilhamento de programas de edição com uso de software livre e ambiente virtual para compartilhar todo o conteúdo produzido pelos participantes.

Ministrante 1: Celis Fabrícia

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Acre. Atualmente, é gestora de políticas públicas do governo do Estado do Acre. Tem experiência na área de Comunicação, atuando na assessoria de comunicação, dentro da Agência Notícias do Acre.

Ministrante 2: Gilberto Lobo

Mestrado em Letras, linguagem e identidade pela Universidade Federal do Acre. Servidor Público Federal. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação.

Minicurso: Experimentação em Fotografia: Cianótipo

 

 

Vagas: 8 - (Vagas esgotadas)

O curso tem como objetivo introduzir técnicas arcaicas de obtenção fotográfica aos acadêmicos de comunicação, e apresentar aos alunos o processo histórico de Cianotipia, por meio de conhecimento teórico e experimentação prática. Com carga horária de oito horas, o minicurso é destinado a interessados em conhecer o início da histórias da fotografia por meio de conhecimentos teóricos do assunto, além de experimentações numa prática dinâmica e divertida: a revelação de fotografia em cianótipoas. Pretende-se oferecer um espaço onde os participantes também possam vivenciar a fotografia enquanto arte, através da introdução em Cianotipia, desde a preparação dos químicos até a revelação artesanal. Após a prática, os participantes do minicurso e os ministrantes discutirão os resultados obtidos e a experiência vivenciada pelos alunos.

Ministrante 1: Deyse Cruz

Fotógrafa autonôma e formada em Jornalismo, utiliza a fotografia experimental e alternativa como principal meio de expressão poética. Participou do projeto de Fotografia Experimental e Fotoclubismo: Hiatos, Fricções e Encontros com a Arte Contemporânea, do coletivo Filé de Peixe. Participou do Pium Fotoclube. Ministrou oficina de introdução à prática de Cianótipo aos alunos do quarto período do curso de Jornalismo. Em 2014, foi vencedora do prêmio Expocom da região norte na categoria Fotografia Artística Avulsa, com a fotografia híbrida.

Ministrante 2: Alexandre Noronha

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo. É fotógrafo há sete anos. Já trabalhou na assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça e da empresa Eletrobras. Foi repórter fotográfico do jornal A Gazeta e atualmente trabalha na assessoria da Secretaria de Habitação do Acre. É coautor do livro “Entre Olhares” do Pium Fotoclube, do qual foi membro fundador e diretor de fotografia. Já fez trabalhos para grande veículos da mídia, como a agência Associated Press, jornal A Folha de São Paulo e El País.

 

Minicurso: Jornalismo e Cultura

Vagas: 20 (Vagas esgotadas)

O curso tem como objetivo promover uma introdução ao jornalismo cultural, gerando reflexão e conhecimentos críticos para a atuação na área. A oficina tem carga horária de quatro horas, e discutirá os conceitos básicos de cultura, tipos e funções da crítica cultural, a imprensa e a indústria cultural, e o caderno de cultura. Também será apresentado o trabalho do jornalista Chico Pop e sua contribuição para o jornalismo cultural no Acre.

Ministrante: Giselle Lucena

Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre desde 2013. Mestre em Comunicação Social – Interações Midiáticas na PUC Minas. Especialista em Produção e Crítica Cultural na IEC/PUC Minas. Graduada em Comunicação Social/Jornalismo na Ufac. É autora do livro Do Chico ao Pop: Jornalismo e Cultura no Acre. Foi pesquisadora do Observatório da Diversidade Cultural (MG), sendo responsável também pela Rede Colaborativa e Porta de Conteúdos da instituição. Foi assessora de comunicação da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil e trabalhou com diferentes artistas e projetos culturais do Acre.

 

Minicurso: Acre: fotografia contemporânea e identidade cultural

Vagas: 40 (Vagas esgotadas)

O curso tem como objetivo promover a reflexão sobre a identidade cultural do Acre, bem como a constatação de suas riquezas e contribuições, por meio de análise de imagens capturadas por fotógrafos acreanos. A oficina tem carga horária de duas a três horas, e propõe como ementa a fotografia e fotojornalismo no Acre atual, fotógrafos acreanos e fotógrafos internacionais, traços da cultura e da história social acreanas contidas nas imagens, objetividade e subjetividade da fotografia, sensações, sentimentos e memórias da imagem, apropriação da identidade e resistência cultural e consolidação da identidade e integridade psíquica: resgate da “alma acreana”.

Ministrante: Onides Bonaccorsi Queiroz

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na UFPR. Especialização em Propaganda e Marketing na FAE/PR e em Pedagogia Waldorf no Instituto Elo de Antroposofia. Foi supervisora de marketing no Banco Bamerindus e professora de redação no Colégio Objetivo Sorocaba. É contadora de histórias desde 2002, escritora, autora do livro de poemas “Resta o Susto, autora do blog Verbo de Ligação (wordpress.verbodeligação.com) desde 2009, jornalista na Agência Notícias do Acre, conselheira da Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra e articuladora da Câmara Temática de Culturas Ayhuasqueiras de Rio Branco.

Minicurso: Marketing em Assessoria de Imprensa – Novos Caminhos

Vagas: 30 (Vagas esgotadas)

O curso tem como objetivo debater a importância do marketing nas Assessorias de Imprensa atuais. A oficina tem carga horária de quatro horas, com uma ementa que discute conceitos de marketing, se o marketing precisa ser reiventado, estratégias de marketing, consumidor e o processo de compra, segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento, gestão de marcas, comunicação em marketing.

Ministrante: Vanessa França

Possui graduação pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente é analista no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em marketing. Possui MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa.

 

Minicurso: Elaboração de projetos de pesquisa em comunicação

Vagas: 30 (Vagas esgotadas)

O curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre a estrutura de projeto de pesquisa, orientado para a elaboração de projetos de pesquisa em comunicação. Com carga horária de quatro horas, tem como ementa noções básicas sobre o projeto de pesquisa e sua finalidade, escolha do tema de pesquisa, partes estruturais do projeto de pesquis, introdução (visão geral e contextualização do tema), formulação do problema de pesquisa (perguntas/hipóteses/premissas), definição dos objetivos, justificativa, metodologia (metódos de estudo, procedimento de coleta e análise de dados), referencial teórico, cronograma de execução, bibliografia.

Ministrante: Diva Gonçalves

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Mestre em Ciências da Comunicação. Possui experiência em assessoria de comunicação, com ênfase em divulgação ciêntífica e na elaboração e execução de projetos de comunicação e popularização do conhecimento. Atualmente trabalha como jornalista na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Acre).

Ministrante 2: Mauricília Pereira

Graduada em Letras, mestre em Comunicação na University of Washington. Possui experiência em elaboração e execução de projetos de pesquisa em comunicação, com ênfase na popularização da Ciência. Atualmente trabalha no Núcleo de Comunicação da Embrapa Acre.

bottom of page